O Governador do Estado do Rio de Janeiro aprovou um processo seletivo da Seeduc RJ, para a contratação de professores, são 4.293 vagas temporárias.
Apesar de não serem vagas efetivas, o concurso tem uma ampla quantidade de vagas disponíveis para atuação entre os anos letivos de 2024 e 2025. De acordo com o aval que foi publicado no Diário Oficial do Estado hoje (11), o processo compreenderá as seguintes vagas:
- 3.053 vagas para Docente I, 18 horas semanais para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
- 1.200 vagas para Docente I, com 30 horas semanais para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
- 40 vagas para Docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com 22 horas semanais para atuar na Diretoria Regional Pedagógica de Unidades Prisionais e Socioeducativas;
- 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência, 20% para candidatos negros e índios e 10% para candidatos com hipossuficiência econômica.
Aos interessados nas vagas de professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é necessário ter cursado o ensino médio na modalidade normal ou feito Licenciatura Plena em Pedagogia.
Já para o cargo de Docente I, é necessário ter Licenciatura Plena ou formação específica prevista em lei para lecionar as disciplinas do currículo oficial da Seeduc.
Em qualquer um dos casos, o candidato não pode ter matrícula ativa na Secretária de Educação e não deve ter contrato temporário nos últimos 12 meses. contrato temporário nos últimos 12 meses.
O edital do processo seletivo ainda não foi divulgado, mas está previsto para publicação nos próximos 10 dias.